A traqueia é um órgão fundamental do sistema respiratório do seu cão. Ela fica no pescoço e leva o ar até os pulmões. Todo oxigênio que o seu animal respira passa por ela. No entanto, uma deformação desse órgão pode impedir a passagem do ar. Por isso, o colapso de traqueia é tão grave, e precisa ser corrigido. A colocação de próteses pode ser a solução.
AS CAUSAS DO COLAPSO DE TRAQUEIA
Na grande maioria das vezes, o colapso de traqueia é causado por fatores genéticos. Alguns cães tendem a sofrer deformação dos anéis de cartilagem que compõem a traqueia, fazendo com que parte dela fique estreita, impedindo a passagem do ar.
Em algumas raças, especialmente as de menor porte – como Lulu da Pomerânia, Maltês, Yorkshire e Poodle – os anéis da traqueia são mais moles. O processo de envelhecimento e as variações de pressão que atingem o pescoço do animal aceleram a deformação e achatam os anéis da traqueia, que entra em colapso.
PRINCIPAIS SINTOMAS
Os principais sintomas do colapso de traqueia são a tosse e a dificuldade para respirar, especialmente em momentos de excitação, como quando o dono chega em casa, ou durante passeios, brigas e brincadeiras. Alguns animais podem chegar a desmaiar e apresentar mucosas de cor azulada. Os sintomas mais comuns são:
- Tosse curta, rouca, seca e alta – semelhante ao grasnar de um ganso.
- Dificuldade para respirar;
- Cianose (mucosas azuladas).
- Sonos com roncos altos;
- Desmaios.
Atenção: Se o seu animal apresenta algum desses sintomas, ele deve ser encaminhado para um veterinário clínico, para a realização de exames. Como o estreitamento de traqueia é dinâmico na quase totalidade dos casos, a radiografia muitas vezes pode não mostrá-lo no momento em que ele ocorre (indicando um falso negativo). Justamente por ser dinâmico, os exames mais acurados para diagnóstico do colapso de traqueia são a Fluoroscopia ou a Broncoscopia.
Vale lembrar que a doença geralmente começa aos poucos, com uma tosse leve, que pode ser confundida com algum outro problema. A tosse, inclusive, é um dos sintomas de problemas cardiológicos. O ganho de peso pode causar uma piora importante no quadro. A recomendação, portanto, é que o animal mantenha o peso dentro da normalidade, para evitar o agravamento dessa condição.
TRATAMENTOS PARA O COLAPSO DE TRAQUEIA
O colapso de traqueia é uma doença progressiva e crônica. Nos estágios iniciais, o veterinário pode recomendar o uso de medicamentos para facilitar a respiração. Em alguns casos, nos estágios mais graves, ela pode ser corrigida com uma cirurgia para a colocação de uma prótese.
Um dos modelos de prótese existentes para o tratamento do colapso de traqueia é constituído por titânio e tem formato espiral. Na cirurgia, esta prótese é colocada como suporte à traqueia no local do problema, fornecendo sustentação. Assim, a passagem do ar é restabelecida.
O procedimento dura cerca de uma hora e tem complexidade baixa. Os maiores cuidados devem ser com os nervos que circundam a traqueia e com as artérias carótidas, que passam lateralmente a ela. Por isso, contar com profissionais capacitados tanto na técnica cirúrgica quanto na indicação desta alternativa de tratamento – que não se aplica a todos os casos – é fundamental. Além disso, exames de sangue e cardiológicos são necessários.
DIAGNÓSTICO PRECOCE
É importante lembrar que nem todos os animais com colapso de traqueia podem ser operados. Muitas vezes, o problema acontece em uma região que impossibilita a cirurgia – ou tem grandes chances de se repetir em outro ponto do órgão. Nesses casos, a melhor forma de combater o problema é com o controle de peso do animal.
O colapso de traqueia é mais um exemplo da importância do check-up periódico. Quanto antes o problema for identificado, maiores as chances de combatê-lo. Quando um animal jovem apresenta o problema e não é tratado, a tendência é que o problema atinja grande extensão da traqueia.
O pós-operatório exige cuidados, especialmente por se tratar do pescoço do animal. O recomendado é que o Pet seja internado por alguns dias no pós-operatório. Em 15 dias ele deve voltar a vida normal.
A traqueia é um órgão fundamental do sistema respiratório do seu cão. Ela fica no pescoço e leva o ar até os pulmões. Todo oxigênio que o seu animal respira passa por ela. No entanto, uma deformação desse órgão pode impedir a passagem do ar. Por isso, o colapso de traqueia é tão grave, e precisa ser corrigido. A colocação de próteses pode ser a solução.